ESG: Fator decisivo na cadeia calçadista

Presidente da Lev Termoplásticos Cilmara Duarte Coelho fala sobre a constituição e o futuro da iniciativa

Apesar de ser um assunto discutido na Europa, Estados Unidos e Japão há pelo menos oito anos, no Brasil, o tema ESG começou a ganhar relevância no último ano. A sigla representa os esforços de organizações, empresas e governos para executarem ações que fortaleçam o avanço das agendas ambiental, social e de governança (Environmental, Social and Governance em inglês). 

Com a eclosão da pandemia do coronavírus e seus impactos gigantescos sobre as pessoas o assunto virou tendência. Investidores que buscam os chamados “investimentos responsáveis” têm o ESG como fator preponderante de alocação de recursos. O que no passado se restringia a estratégias de marketing, agora se tornou um fenômeno de peso indiscutível para empresas. 

Como a LEV começou sua atuação em ESG, clima e responsabilidade social?

“A LEV sempre teve uma consciência social, governamental e ambiental muito forte. O selo diamante do Programa Origem Sustentável veio para confirmar todas as práticas que já faziam parte do nosso cotidiano. Quando você implementa essa consciência como algo cultural, intrínseco da empresa fica mais fácil para todos praticarem. A cada dia e através de diversos esforços mostramos que vamos além da ideia do lucro e da lógica de mercado. A LEV é saudável e consciente, exatamente porque incluímos aspectos ambientais e sociais em nossos processos produtivos. Faz parte do nosso jeito LEV de ser”

Por que é importante que as empresas entendam a relevância da estratégia ESG?

“Percebemos como essa pauta é urgente ao entender que para existir um futuro para todos nós, eu, você, nossas empresas, precisamos ter um ecossistema que funcione. Além disso, quem ainda não percebeu que cada vez mais pessoas têm exigido essa responsabilidade, provavelmente, também não se deu conta que sua empresa ficará para trás e talvez não exista no futuro. Hoje, os consumidores exigem que as empresas adotem práticas sustentáveis. 59% dos consumidores em todo o planeta pretendem boicotar marcas que não tomem medidas sobre as mudanças climáticas (Dentsu International e a Microsoft Advertising – dezembro de 2021). A Accenture aponta que 61% dos brasileiros exigem mais do que qualidade, querem responsabilidade ambiental e social das empresas. “

Qualquer empresa, independente do porte,  pode integrar o ESG em seu negócio?

“Muitas pessoas se assustam ao ver como o tema é amplo e engloba diversos pilares, mas falar em ESG é entender que qualquer empresa, de qualquer tamanho, pode incluir e assumir esses compromissos. Existem algumas micro ações que podem influenciar e servir de referência para todo tipo de empresa. Na pauta ambiental, por exemplo, falamos de preocupação em não gerar resíduos além do necessário, trabalhar com matérias-primas de fontes seguras, utilizar os recursos naturais de forma consciente e equilibrada, dentre outros aspectos. Na pauta de governança, seguir os princípios gerais: evitar conflitos de interesse, prezar pela ética e transparência nas relações, ter um bom regulamento e boas políticas de funcionamento. Na pauta social considerar a diversidade e toda a pluralidade da nossa sociedade, promoção de minorias, preocupações com a força de trabalho, atuar com remuneração justa e sem distinção por gênero, idade ou raça. Acredito que essas são ações e compromissos que independem do tamanho da empresa.”

Quais ações a LEV aplica hoje?

“Falar em ESG pressupõe incluir e assumir compromissos. A Lev realiza um verdadeiro processo de integração onde, quem chega, conhece todas as nossas políticas, missão, visão, valores, circuito ambiental LEV, programas de segurança, de incentivo ao bem-estar, educação, capacitação e colaboração com a sociedade. Para você ter uma ideia, o circuito ambiental Lev é completo e vai além da utilização consciente de energia renovável, coleta seletiva, reaproveitamento e destinação correta da água, resíduos e materiais como pallets e embalagens. Implementamos também o programa “Mais LEV” que possui uma série de ações focadas no bem estar das pessoas que direta ou indiretamente contribuem para a empresa. E ainda existem muitas outras práticas, porque realmente é algo do nosso cotidiano.”

O ESG é também uma oportunidade de criar negócios e novas oportunidades?

“Sem dúvida! Existe um mar de possibilidades! Precisamos ter uma visão holística sobre a importância do ESG e das ações que podemos desenvolver.  Você vê o crescimento de um mercado que é mundial. Estar atento e inserido em novas demandas é fator essencial para não ficar para trás.”

Como é o processo de auditoria do Programa Origem Sustentável?

“A Origem sustentável é a única organização do mundo a avaliar e atestar a maturidade em ESG e sustentabilidade de empresas da cadeia calçadista. Eles avaliam conforme indicadores baseados em parâmetros internacionais. A auditoria é realizada junto aos integrantes do programa e avalia e enquadra a empresa participante em quatro níveis diferentes de certificação: Bronze, Prata, Ouro até chegar ao nível máximo, o Diamante. O processo é extremamente rigoroso, transparente e composto por seis etapas onde avaliam cada detalhe, incluindo visitas e entrevistas com funcionários escolhidos aleatoriamente. O selo Diamante que conquistamos tem uma importância muito grande, é muito respeitado e reflete nossa preocupação e atuação com o meio ambiente e sociedade.”

Qual conselho você daria para o empresário que deseja inserir a ESG em sua gestão?

“Invista nisso! Não só para se adequar ao mercado e manter sua empresa nele, mas para construirmos o futuro mais sustentável juntos!”

Compartilhem!

Iniciar WhatsApp
1
Lev Termoplásticos
Como posso ajudar?